segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pneumologista esclarece sobre asma e as doenças respiratórias com maior incidência nessa época do ano

Olá telespectadores e seguidores do blog,

A pneumologista Dra. Milena Batistela Groto, participou do programa desta segunda feira trazendo um tema bem  interessante para essa época do ano: as doenças respiratórias e alergias, como a asma e a rinite alérgica. Com a chegada do outono, acontece a estiagem e, em virtude disso, a poeira toma conta dos ambientes, tornando assim as pessoas alérgicas mais vulnerávies . A especialista explica que rinite é uma inflamação da vias aéreas superiores, isto é, nariz e garganta, e a asma abrange as vias aéreas inferiores, como os brônquios. São inflamações que normalmente estão interligadas; a rinite alérgica é fator importante de desencadeamento da asma. As alergias respiratórias acontecem quando o organismo do indivíduo responde de modo exagerado aos estímulos externos, como poeira, ácaros, pêlos de animais, cheiros fortes, ar frio ou poluição. O sistema imunológico agride o próprio corpo, causando quadros inflamatórios.



Também tivemos a pesença do sr.  Mario Botion, vereador e coordenador da     Associação Integrada de Deficientes e Amigos – AINDA. Ele informou que acontecerá no dia 05/06 à partir das 9 h no Horto Florestal em Limeira, a 5ª Corrida Ainda Inclusão. As inscrições podem ser feitas através do site www.ainda.org.br . Mais informações 3443.2144.




Como você pode perceber, hoje foi um dia diferenciado no programa. A apresentadora Marquia Rossin participou de uma forma bem descontraída do sorteio realizado pela Rádio Mix AM, onde se sentiu bem a vontade para comandar o último bloco do programa "Do Nosso Jeito" em transmissão ao vivo.

 


E durante a realização do sorteio registramos o momento de um apresentador ilustre, sr. Lusenrique Quintal.   


Na culinária, recebemos a jornalista Ligia Zampar que trabalha na emissora, trazendo a receita de um filé de merluza recheado, que deixou todos da rádio com "água na boca". Não é que ela tem os dons da culinária e põe a "mão na massa"? Vamos a receita...


FILÉ DE MERLUZA RECHEADO - Por Ligia Zampar


Ingredientes

1 k de filé de merluza ou de pescado
5 tomates bem vermelhos sem casca
400 g de mussarela em pedaços
1 sachê de molho de tomate
1 vidro de leite de coco
1 cebola bem picadinha
salsinha
limão
pimenta do reino
sal

azeite


Para a montagem você vai precisar de palito de dente

MODO DE PREPARAR 

Tempere os filés à gosto deixando marinar por mais ou menos meia hora. Rechear os filés com mussarela e enrolar utilizando os palitos de dente. Reserve.
Em uma panela, coloque a cebola e o tomate e refogue acrescentando o molho em seguida e por último o leite de coco. Depois é só arrumar em um refratário os filés, despejar o molho de tomate, cobrir com papel alumínio e levar ao forno para assar.



 


Sirva com arroz branco e salada de alface ou rúcula. Está pronto o Filé de Merluza Recheado... Uh... que delícia! Bom apetite.


E por hoje é só... esperamos que tenham aproveitado, lembrando que,  amanhã o programa estará recheado de atrações... um abraço da produção e até