segunda-feira, 16 de maio de 2011

Artesã ensina as técnicas de texturização e Cirurgiões da Alegria falam do projeto que desenvolvem em hospitais

Olá telespectador e seguidor do blog,

A artesã Vania Salvador esteve no programa e ensinou como texturizar caixas de madeira. Para você que gosta desse tipo de artesanato, deixamos aqui a lista do material usado e na sequência como desenvolver a técnica passo a passo:

Caixa MDF
Pasta para modelagem
Cantoneira de resina para decorar
Betume da judeia em cera
Cera em pasta incolor
Cera para pátina dourada
Diluente Eco
Luvas de silicone
Pincel
Verniz sprau brilhante
Lixa d'água 280
Pote plástico para preparo
Espátula ou colher

Técnica: Texturização

1° Na caixa escolhida, lixar as arestas para retirar eventuais rebarbos
2° Com colher ou espátula esplhar a massa para modelar sobre a caixa, deixando irregular
3° Aplicar os detalhes de resina, ou madeira escolhidos sobre a massa fresca. Não é preciso cola. Deixe secar
4° Preparar o betume: 1 medida do betume em cera para meia (1/2) do diluente. OBS: Preparar em recipiente plástico ou vidro
5° Com pincel espalhar por toda caixa e limpar com pano macio (malha)
6° Aplicar o betume também sobre a textura e resina,
 retirando o excesso com o pano
7° Com a cera incolor, retirar o restante do betume da textura. Se quiser pode aplicar pátina dourada sobre a textura levemente.


Para quem se interessar pelo assunto e quiser mais dicas  ou explicações, é só entrar em contato através do email:  boutiquedasartes@hotmail.com ou (19) 3011 0298.



Recemos no programa Edufina e Eliseu Pereira, integrantes dos Cirurgiões da Alegria, organização sem fins lucrativos com a missão de despertar a alegria nas crianças, adolescentes e adultos hospitalizados, através da arte do palhaço, criando laços de amizade e cumplicidade com os pacientes, seus parentes e profissionais da saúde. Esses artistas são profissionais especializados e utilizam-se da arte circense, da música e do teatro para adequar seu repertório ao universo hospitalar.

Vale a pena ressaltar que, esse projeto não têm qualquer custo para o hospital ou para os pacientes e suas famílias. Todos os artistas envolvidos e que dão suporte para que o Programa Visita da Alegria aconteça, são remunerados através da Lei de Incentivo Fiscal (Lei Rouanet), doações de empresas que podem reverter o Imposto de Renda diretamente para o projeto, ações de marketing, sócios mantenedores, eventos, venda de espetáculos e palestras. Se houver interesse em conhecer o programa, é só visitar o site www.cirurgioesdaalegria.org.br ou através do fone (19) 3442.4651.


No quadro da culinária, recebemos a produtora Carla Crispi que nos mostrou como fazer receitas diet  ideais para quem, por algum motivo, não deve consumir o açúcar. Então, vamos as receitas:



MOUSSE DE LIMÃO (DIET) - Carla Crispi

Ingredientes

4  limões espremidos
2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
3 copos de iogurte desnatado
3 colheres (sopa) de adoçante em pó
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado

MODO DE PREPARAR

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em taças e leve à geladeiral.
Uma dica da chef Carla: se você preferir o mousse menos azedo, diminua a quantidade de suco de limão e acerta a quantidade de adoçante à gosto.


SAGU DE VINHO

Ingredientes

1 xícara de sagu
4 xícaras de água
3 xícaras de vinho tinto
1 xícara de açúcar
1 canela em pau
4 cravos da índia

MODO DE PREPARAR

Coloque para ferver a água em uma panela. Assim que estiver fervendo, coloque o sagu e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Em outra panela coloque o vinho, o cravo e a canela e ferva por 10 minutos. Despeje a mistura de vinho na panela com o sagu e cozinhe até que as bolinhas do sagu estejam transparentes. Se necessário, acrescente água fervente aos poucos. Assim que o sagu estiver cozido, acrescente o açúcar, ferva por mais 1 minuto e retire do fogo. Sugestão da chef Carla: sirva com leite batido.


 
E por hoje é só... esperamos que tenham curtido nosso programa porque aqui é tudo feito especialmente para você que nos acompanha com tanto carinho... amanhã tem muito mais, vale a pena conferir... um abraço da produção e até...