terça-feira, 3 de maio de 2011

Especialista em Tricologia fala dos cuidados que devemos ter com o cabelo

Olá telespectador e seguidor do blog,

Recebemos em nosso estúdios o médico Dr. Adriano Almeida,  especialista em Tricologia,  estudos dos cabelos e couro capilar, problema que acomete inúmeras pessoas, causado por motivos adversos. O especialista falou entre outros itens da queda de cabelo e os cuidados que devemos ter. Até os 30 anos se tem uma produção hormonal e síntese protéica enorme, que torna os cabelos volumosos e brilhantes, com exceção dos portadores de alopecia androgenética que pioram nesta fase. A partir dos 40 anos os seres humanos contam com uma diminuição significativa dos hormônios e assim os cabelos se tornam mais frágeis e quebradiços. Aos 50 anos os fios se tornam mais delgados e com maior tendência a fraturas.Os sinais do tempo são marcados pelo  afinamento dos fios, pela facilidade de fraturar, pela despigmentação e pela rarefação dos cabelos. É importante saber que quem não abusa dos procedimentos químicos agressivos vai ter um cabelo, mais saudável. Segundo convidado, "o cabelo é a moldura da face". Se alguém se interessar pelo assunto é só entrar em contato com Dr. Adriano pelo telefone (11) 3884-7969.




O momento culinária teve a presença de Zélia Citeli, trazendo uma receita de Macarrão ao Molho Pesto de Manjericão. Esse molho é originário da região da Ligúria, Noroeste da Itália e o manjericão veio da Índia.







Como podem observar, a apresentadora Marquia Rossin e a convidada Zélia, ficam trocando idéias sobre a receita  que, diga-se de passagem, ficou especial...





A título de curiosidade, vale a pena saber que, a preparação clássica do Molho Pesto leva manjericão, pinoli, alho, parmesão, azeite e sal, tudo pilado à mão. Esse pilar a mão deu origem ao nome do molho: em italiano “pestare” significa esmagar. O preparo foi adaptado aos tempos atuais, pois o uso do liquidificador torna tudo mais rápido e prático. O pinoli é um pouco difícil de encontrar e de preço bem mais elevado, nesta receita foi substituído pelas castanhas do Pará.





MACARRÃO AO MOLHO PESTO DE MANJERICÃO
 
INGREDIENTES

2 maços de manjericão
2 dentes de alho sem o miolo
300 gramas de queijo parmesão em pedaços
150 gramas castanhas do Pará
1 cebola média picada
2 tomates sem pele picados
150 gramas tomates secos (opcional)
Azeite extra-virgem e sal a gosto

1 pacote de 500 gramas de macarrão fuzili ou peni 
 

MODO DE PREPARO


Refogue a cebola e o tomate no azeite e coloque ainda quente no liquidificador; Adicione as folhas de manjericão com as castanhas e o alho. Vá adicionando aos poucos o azeite, até que a umidade seja suficiente
para que todos os ingredientes sejam batidos e bem misturados; Quando estiver quase homogêneo, adicione o queijo em pedacinhos e bata um pouco mais. É bom que fique uns pedacinhos do queijo aparecendo no molho. Salgue só no final, pois o parmesão já é bem salgado.


MONTAGEM



Quase na hora de servir, cozinhe o macarrão “al dente”, adicionando na água  fervente 1 pitada de sal e 1 fio de óleo; Coe o macarrão sem enxaguar, para que não esfrie. Coloque o pesto, revolva bem e adicione [se quiser] uns pedacinhos de tomates secos. Está pronto para servir, acompanhado de um bom vinho tinto.
 
Observação: Pode-se usar o pesto também para sopas, saladas, pães, o que quiser.




Momento de descontração ao término do programa. Registramos a presença de Zelia Citeli, Marquia Rossin, Denise Ragazzo e Dr. Adriano Almeida. Esperamos que tenham curtido nosso programa de hoje, amanhã tem muito mais feito especial pra você, sempre... Do Nosso Jeito... Beijo da produção e até mais.