quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Hematologista fala sobre linfoma

Olá telespectadores e seguidores do blog,


O hematologista Dr. Luis Kanhiti, de Piracicaba, esteve no programa e falou sobre Linfoma. É uma forma de câncer que se origina nos gânglios do sistema linfático, um conjunto composto por órgãos, tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo. Esta doença é mais comum na idade adulta jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior freqüência entre 25 a 30 anos. Os órgãos e tecidos que compõem o sistema linfático incluem linfonodos, timo, baço, amígdalas, medula óssea e tecidos linfáticos no intestino. A linfa, um líquido claro que banha estes tecidos, contém proteínas e células linfóides. Vale a pena lembrar que os gânglios são encontrados principalmente no pescoço, virilha, axilas, pelve, abdome e tórax; produzem e armazenam leucócitos denominados linfócitos.



A Marquia comentou do recente caso do ator Reynaldo Gianecchini que recebeu alta do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde de sexta-feira (26). Ele estava internado desde o dia 1º de agosto, por ter apresentado aumento dos gânglios da região do pescoço. Depois de alguns exames, ele foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin. Para quem quiser mais informações é só entrar em contato com Dr. Luis através do (19) 3434.3000 ou (19) 3434.8798.



Na cozinha tivemos a presença de Lélia Iaquinta, que com toda sua simpatia trouxe uma receita a base de berinjela... vamos à receita:

LAZANHA DE BERINJELA - Por Lélia Iaquinta

Ingredientes:
6 berinjelas
1/2 kg de carne moída
1 cebola
3 dentes de alho
1 kg de mussarela
1/2 kg de presunto
1 pacote de pão de forma
2 pacotes de molho de tomate
200 gr parmesão ralado
tempero à gosto
manteiga
orégano

Amassar o alho e misturar ao sal, orégano e a manteiga. Passar a mistura nas fatias de pão de forma. Num refratário colocar uma camada de molho, outra de pão, berinjela, presunto, mussarela e assim até que termine os ingredientes. Finalizar com parmesão ralado elevar ao forno pra gratinar.


Segundo Lélia, essa é mais uma das maneiras que você pode utilizar a berinjela...



E por hoje é só... amanhã tem muito mais... Beijo da produção e até...