segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Gastroendocrinologista fala sobre Gastrites, Úlceras e Esofagites

Olá telespectadores e seguidores do blog,

Para um bate papo no programa de hoje tivemos a presença do gastroendocrinologista e presidente da Câmara de Limeira, Dr. Raul Nilsen, onde abordou as principais causas das doenças de trato digestivo que acometem as pessoas. Salientou que alguns aspectos cotidianos contribuem para que "gastrites" e "úlceras" se desenvelvam como por exemplo:
-alimentação errada:  ficar sem se alimentar por várias horas
-estresse: devido a correria e ansiedade vivida pelo homem moderno
-uso prolongado por anti-inflamatórios
-causado por bactérias
-cigarro
-abuso de álcool

  
Dentro do bate papo Dr. Raul falou da Esofagite de Refluxo que acontece quando o músculo no final do esôfago se abre no momento errado e permite que o contéudo do estômago penetre no esôfago. Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação. Azia e “ boca ácida ” são outros sintomas da doença de refluxo. Contudo, muitas pessoas consideram essas sensações normais e não procuram ajuda médica. Vale ressaltar que o Refluxo é tão comum em bebes por conta de que os órgãos ainda estão em formação. 



 Como toda segunda feira é dia de artesanato no programa "Do Nosso Jeito", a apresentadora Marquia Rossin recebeu a artesã Shirley Hafliger...



Ela ensinou a técnica de se fazer um  tapete de Esmirna com Malha... Para quem tiver o interesse em aprender essa ou outras várias técnicas de tapeçaria, é só ligar para Shirley Hafliger no (019) 3452.6754.



A cozinha do programa teve a presença da "chef"  e "boleira de plantão" nossa amiga Eliane Daroz...



Hoje ensinou um prato salgado e uma delícia de sobrimesa... vamos as receitas:

TORTA DE HAMBURGUER - Por Eliane Daroz

Ingredientes:
1 xíc de óleo
2 ovos
1 xíc de leite
100 gr de parmesão ralado
6 colheres de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
Sal
6 hambeurgueres
200 gr de mussarela
Orégano
100 gr de bacon frito

Modo de preparo:
Bata os ingredientes da massa no liquidificador, coloque metade da massa em uma forma untada com margarina e polvilhada com trigo, disponha os hamburgueres, o bacon o queijo e a outra metade da massa, polvilhe orégano. Leve assar em forno médio por 45 min.


ESPUMINHA DE UVA

Ingredientes:
2 caixas de gelatina em pó sabor uva
300 ml de água fervente
2 colheres de açucar
1 lata de refrigerante de uva
2 latas de creme de leite gelado sem soro
uvas para decorar

Modo de Preparo:
Dissolva a gelatina na água fervente, coloque o açucar e leve para o liquidificador e bata um pouco, coloque o refrigerante e o creme de leite, bata por 3 a 4 minutos. Leve gelar por 4 horas.

 
Suas receitas sempre fazem o maior sucesso!!! Quem quiser experimentar é só entrar em contato com  Eliane Daroz no (19) 3451.8247.

Esperamos que tenham curtido o programa de hoje... não percam amanhã o "Do Nosso Jeito"'que estará recheado de novidades. Beijo da produção e até...