terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Informação, artesanato e culinária no Do Nosso Jeito!

Terça-feira ensolarada, céu azul, como é gostoso começar o dia assim. Ainda mais quando é em alto astral e entre amigos! Entre os amigos que estiveram no programa de hoje está o Professor Hiroshi Paulo Yoshizane da Unicamp. Hiroshi falou da incidencia das chuvas e de raios, o Brasil é o país que mais registra aontecimentos com raios em todo o mundo, cerca de 50 milhões de raios atingem o Brasil por ano, fenômeno que tem maior frequencia no calor. Por ser tão frequente nessa época do ano, o professor deixou algumas recomendações para tempestades com raios:
  • Não use telefone com fio;
  • Não passe roupa;
  • Não tome banho;
  • Não fique em piscinas ou lagos;
  • Não fique em campos abertos ou perto de árvores.

Hiroshi destacou também os riscos de construções em areas de risco, como as encostas. Em temporada de chuvas é muito comum nesses terrenos o efeito concha, que é quando cria-se crateras por dentro das encostas, e quanto mais chuva mais o terreno fica frágil e acaba desmoronando, algo que estamos vendo com bastante frequencia.

Para evitar danos a sua residencia, recomenda-se que não construa casas em terrenos de área de risco.

Se houver rachaduras na horizontal ou vertical, não há riscos há estrutura, porém se a rachadura for diagonal pode ser perigoso. Para saber se a rachadura é prejudicial o Professor Hiroshi nos deixou uma formula bem fácil. Quando houver a rachadura na diagonal, trace um risco no sentido contrario formando um X, no meio quando as linhas se encontram faça uma marca e a acompanhe durante os dias, se houver movimentação da rachadura é porque há problemas com a estrutura da casa.

Recebemos também a artesã Edna Tales, que nos ensinou a fazer uma linda bonequinha para pendurar na porta da maternidane, ou no quarto do bebê, veja como é fácil.

BONEQUINHA PARA PORTA - Por Edna Teles

Material: 20 cm de tecido crú 40 cm de tecido estampado 20 cm de feltro branco 10 cm de manta resinada para petchwork 1 novelo de lã para cabelo plumante linha para costura linha para bordar 2 lacinhos prontos 2 botões com motivo infantil 7 botões coloridos arame caneta pemanente nas cores vermelha e branca cola quente Montagem: 1 - Tecido estampado do lado avesso riscamos o molde da roupa da boneca 2- Tecido crú riscamos o rosto e as maõzinhas 3- recortamos e costuramos 4- enchemos de plumante as mãos,a roupa e a cabeça da boneca 5 montamos a boneca 6-no feltro recortamos 2 quadrados medindo 17,5X23 cm 7-recortamos mais 7 quadrados medindo 5x5 cm 8-Recortamos as letras do monograma para petchwork escrito "Welcome" 9- juntamos as letras com a manta resinada fazendo ponto de caseado 10-colamos as letras no feltro e pregamos os botões coloridos 11- dobramos o arame e colocamos as flores em fuxico com os botões com motivo infantil Na cozinha uma receita MARAVILHOSA de Torta de Maçã com Eliana.

TORTA DE MAÇÃ - Por Eliana
Ingredientes Massa:
1 pacote de 200 gr de bolacha maisena
180 gr de manteiga sem sal derretida
Triture as bolachas no liquidificador e acrescente a manteiga derretida, forre uma forma e reserve.
Recheio:
6 maçãs descascadas e picadas
6 colheres de açucar
1 colher de canela em pó
+ ou - 1 copo de água
Leve todos os ingredientes ao fogo até cozinhar as maçãs, se desejar bata no liquidificador depois de pronto, ou deixe com pedacinhos e maçã.
Cobertura:
1 lata de leite condensado
4 gemas
1 lata de creme de leite sem o soro
1 colher de baunilha
canela em pó para polvilhar
Leve o leite condensado e as gemas ao fogo até engrossar, misture a baunilha e o creme de leite.
Monte a torta e é só se deliciar!