segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quem tem direito a pensão alimentícia? O Do Nosso Jeito esclarece!

Olá telespectadores do programa Do Nosso Jeito! Boa Semana a todos!!! A segunda-feira no Do Nosso Jeito começou repleto de informações e de coisas boas. Hoje recebemos a coordenadora da Vigilancia Epidemiologica de Limeira Amélia Maria, que nos ajudou a esclarecer algumas dúvidas relacionadas a virus e bacterias tão comuns no verão. Entre os assuntos falados, vale destacar a Dengue, uma doença que ocorre muito nesta época do ano, isso porque chove muito no verão o que causa o acumulo de água, por isso fica sempre a recomendação, não deixe objetos que possam acumular água, ele pode se transformar em um criadouro do mosquito da Dengue. Os principais sintomas da doença são:
  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Cansaço
  • Dor muscular e nas articulações
  • Indisposição
  • Vômito
  • Manchas vermelhas na pele
  • Dor abdominal

Outro importante ponto sicutido, é referente a Leptospirose, doença também muito comum nessa época do ano em decorrencia das chuvas.

A leptospirose é transmitida principalmente através da urina do rato, que pode ser trazida pela enchorrada, os sintomas mais comuns são:

  • Febre Alta
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular e abdominal
  • Náuseas, vômito e diarreia

É sempre bom lembrar que tanto a Dengue como a Leptospirose são doenças que podem matar, por isso todo cuidado é pouco.

Se você quiser mais informações sobre doenças epidemiologicas, pode entrar em contato com a vigilancia epidemiologica da sua cidade.

Em Limeira: (19) 3442.5984 ou ligue para o 156 da sua cidade.

O Advogado, Dr. Vinícius de Sordi Vilela, também esteve conosco hoje, e esclareceu muitas dúvidas de nossos telespectadores referente a Pensão Alimentícia. Para você entender melhor, segue algumas perguntas e respostas sobre o assunto: Quem tem direito?
  • Filhos até 18 anos;
  • Pessoas acima de 18 anos com necessidades especiais;
  • Jovens acima de 18 anos para custeio dos estudos;
  • Ex-esposas ou ex-maridos que não estejam integrados ao mercado de trabaho (sujeito a avaliação).

Qual o valor correto da Pensão?

Em geral a pensão alimentícia é 1/3 do salário de quem paga, não existe uma lei que obrigue o pagamento dessa porcentagem, portanto cabe ao Juiz definir o valor a ser pago que pode ser maior ou menor que 1/3 do salário.

Como fazer para ter uma revisão do valor?

Somente o Juiz pode definir o valor a ser pago, para aumento ou diminuição da pensão deve-se procurar um advogado e pedir a revisão.

*Para quem não tiver condições de pagar um advogado, o estado é obrigado a fornecer um.

O não pagamento de pensão alimentícia pode dar cadeia?

Sim, caso não haja o pagamento por 3 meses ou mais, o recebente pode entrar com um pedido de prisão.

O Dr. Vinícius não ficou só no bate papo não, ele foi o primeiro a provar a nossa receita de hoje, aliás, provar e aprovar! Vamos admitir, a nossa apresentadora Marquia leva mesmo jeito pra cozinha.
Com uma receita de Torta de Bacalhau bastante fácil de fazer, Marquia deixou todos com uma pulga atráz da orelha, ninguem acreditava que fosse dar certo, mas não é que deu?!
Além de muito simples e fácil, é uma delícia.
Essa receita é imperdível!
TORTA DE BACALHAU - Por Marquia
Ingredientes:
Massa:
1 e 1/2 xic de leite
1/2 xic de óleo
3 ovos
1 xic de amido de milho
1/2 xic de queijo ralado
1 colher de fermento em pó
Recheio:
500 gr de bacalhau dessalgado
2 tomates picados
1 cebola picada
2 colheres de óleo
1 xic de salsa e cebolinha picadas
1/2 xic de azeitona sem caroço
Sal a gosto
Modo de preparo:
Recheio:
Refoge a cebola no óleo até dourar, acrescente o tomate e o bacalhau, refogue mais um pouco e junte a salsa, cebolinha e a azeitona. Se necessário acrescente sal (cuidado com o sal, pois o bacalhau pode ainda conter), tampe a panela e cozinhe por cerca de 15 min.
Massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, deixar o fermento por ultimo e dar apenas uma leve batida. Despeje a massa na forma e por cima acrescrescente o refogado de bacalhau.
Leve ao forno convencional por cerca de 30 a 45 min.
Bom Apetite!