terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Por que é importante fazer exame de vista com médico oftalmologista?

Você enxerga bem?
Nesta terça-feira recebemos o Médico Oftalmologista Dr. Lineu Binotti, que explicou a importância que consultar um especialista em caso de dificuldades para enxergar.
Muitas doenças em geral apresentam manifestações oculares, que são descobertas na maioria das vezes num exame de vista para a troca das lentes dos óculos. Algumas dessas doenças são: Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças da Tireóide, AIDS, Sífilis, Gonorréa, Reumatismos, Toxoplasmose, Rubéola, Câncer, Herpes, Alergias, Anemias, Doenças Renais, Doenças Pulmonares, Doenças Neurológicas. O Glaucoma, que pode levar à cegueira se não tratado, só é descoberto por meio da avaliação cuidadosa do nervo óptico num exame de fundo de olho e pela medida da pressão intraocular numa consulta oftalmológica.
Hoje em dia, o primeiro exame oftalmologico é realizado ainda na maternidade, é o Exame do Olhinho, uma medida simples e que pode diagnosticar problemas prematuramente.
O bebê não nasce enxergando, assim como não nasce sabendo falar ou andar, é tudo uma questão de aprendizado, aos 5 anos de idade a criança tem a visão totalmente formada, como a de um adulto. A partir dos 40 anos, a visão para perto tende a ser prejudicada, e o uso de óculos passa a ser mais comum. Algumas doenças relacionadas a visão podem ser corrigidas através de cirurgias, porém cada paciente reage de maneira diferente, não há como o médico garantir resultados especificos. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto consulte um oftalmologista, o contato do Dr. Lineu é: (19) 3441.1605. Você pode entrar também no site do Conselho Brasileiro de Oftalmologia: http://www.cbo.com.br/
Na cozinha, recebemos o sempre extrovertido e animado Lulu Guedes, que ensinou uma receita maravilhosa de sanduíche gelado.
Uma ótima opção para um fim de tarde.
SANDUÍCHE GELADO - Por Lulu Guedes
Ingredientes:
1 pão de forma
1 pimentão amarelo
2 cebolas
3 tomates sem casca
1 lata de creme de leite
Cheiro verde
Mostarda
Coloral
2 latas de apresuntado
300 g de maionese
2 ovos cozidos
50 g de azeitona verde
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes na liquidificador, exeto o pão, a maionese, os ovos e a azeitona.
Em um refratário montar camadas de pão e do patê. Passar a maionese por cima e polvilhar com os ovos cozidos triturados e a azeitona.