quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Picanha ao Forno...aqui no Do Nosso Jeito!

Quinta-feira recheada de muita coisa boa aqui no Do Nosso Jeito. Para começar o programa de hoje, recebemos a coordenadora da Casa da Sopa de Limeira, Danuza, que nos trouxe mais informações sobre o Bazar Beneficente que será realizado pela institúição nos dias 4 de fevereiro das 13h às 16h e no dia 5 das 9h às 11h na sede da Casa da Sopa. Será vendido no bazar roupas novas e semi-novas com preços de R$ 0,50 à R$ 5,00. Mais informações no telefone: 3441-4972. Recebemos também a presença do médico otorrino Reinaldo Ragazzo, que falou sobre algumas doenças do sistema respiratório, as ITIS da vida, que acabam se tornando uma grande preocupação, principalmente nessa época do ano. Reinaldo esclareceu que por causa das mudanças climáticas mais frequentes durante o verão, e também o uso de ar condicionado podem agravar um quadro respiratorio, pesquisas também mostram que aumentou muito o número de alérgicos, isso porque, é muito comum o "choque térmico'' ao mudar de ambiente. Outra possível causa do agravamento dos sintomas é a concentração de poeira, mofo e ácaros em determinado lugar e até mesmo a poluição. As causas variam de pessoa pra pessoa, assim como o tratamento. O médico falou também sobre cirurgia da adenóide e amidalite, ambas são organismos de defesa do organismo, então antes de recorrer a uma operação é necessário verificar se há mesmo a necessidade, se está sendo realmente prejudicial a saúde, é importante lembrar também que em crianças a idade recomendada para esse tipo de procedimento é a partir de 4 anos de idade. Pra completar nosso quadro de convidados de hoje, recebemos na cozinha Thiago Ferreira, que ensinou a fazer uma Picanha ao Forno maravilhosa. Uma ótima idéia, fazer a picanha no forno e não na churrasqueira como é geralmente assada, uma receita fácil, e com um sabor inigualável.
PICANHA AO FORNO - Por Thiago Ferreira
Ingredientes:
1 Kg de picanha
2 dentes de alho picado
4 colheres de azeite de oliva
2 colheres de vinho branco seco
1 colher de alecrim picado
1 kg de sal grosso
Pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Misture em um recipiente o alho picado, a pimenta do reino, o alecrim, o azeite e o vinho. Espalhe o tempero sobre a picanha e deixe marinando por 1 hora.
Aqueça o forno na temperatura máxima. Despeje o sal grosso em uma assadeira para forra-la completamente e coloque a picanha sobre o sal com o lado da gordura para cima. Asse por 30 minutos.
Vire a picanha colocando o lado da gordura para baixo. Asse por mais 20 minutos. Retire do forno e espere 5 minutos para fatiar a carne. Fatie finamente e sirva.