terça-feira, 6 de setembro de 2011

Obesidade infantil, como evitar?

Quando o assunto é alimentação saudável sempre ficam muitas dúvidas, ainda mais quando o assunto é a alimentação das crianças. É crescente o número de crianças obesas, e isso ocorre por vários motivos, o especialista em endocrinologia infantil Tunequi Katiki citou o  exemplo da influencia dos pais nos hábitos alimentares errados dos filhos.

O que também dificulta uma alimentação saudável é a falta de tempo, Tunequi sugeriu algumas substituícões no lanche das crianças, por exemplo, substituir a bolacha por uma barra de cereais, o salgadinho por um lanche com frios, o refrigerante por um suco, pequenas atitudes como esta ajuda e muito, pois além desses alimentos substituídos serem ricos em valor calóricos,  eles não possuem valor nutricional nenhum, o que é essencial para o desenvolvimento.

Se você estava sem idéias do que preparar para o feriado, fica a dica de Fani Fortis, ela ensinou um delicioso Bacalhau ao Molho Bechamel, que é fácil de preparar e com certeza vai fazer muito sucesso.


BACALHAU AO MOLHO BECHAMEL - Por Fani Fortis

Ingredientes:
1 kg de bacalhau
500 gr de batata
Sal
5 tomates
1 colher de azeite
Alho e cebola a gosto
1 litro de leite
500 ml de creme de leite
1 colher de manteiga
2 colheres de trigo
1 colheres de requeijão
Farinha de Rosca 
Clara em neve

Modo de Preparo:
Refogar o alho, a cebola e os tomates no azeite, acrescentar o bacalhau e reservar.
No liquidificador bater o leite, a manteiga, o trigo e o requeijão, levar em uma panela até engrossar, desligar o fogo e acrescentar o creme de leite.
Untar um refratário com requeijão, forrar com a batata cozida, bacalhau, o molho, claras em neve e farinha de rosca, levar ao forno para gratinar.

Não sobrou nem um pedaço pra contar história!