terça-feira, 5 de abril de 2011

Você sabe o que é Bipolaridade?

Começamos a terça-feira falando sobre um assunto muito polêmico, a Bipolaridade. Recebemos a Psiquiatra Dra. Ivone Pereira Marques, que falou sobre as caracteristicas psicologicas de uma pessoa bipolar e da dificuldade do diagnóstico. Ivone destacou a necessidade do paciente bipolar estar sempre em contato com seu psiquiatra. Algumas das principais caracteristicas da doença são: Humor excessivamente animado; Irritabilidade, impaciência; Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir; Desinibição, entre outras. O diagnóstico como dito antes é difícil, e deve ser feito por um psiquiatra.
Na cozinha a presença mais que especial de Newton Mazutti, que na companhia de sua fiel ajudante Maria Lucia prepararam uma receita maravilhosa, o Arroz de Braga, uma ótima idéia para os almoços de família, pois é fácil de fazer, rende bastante, é economico e delicioso.
ARROZ DE BRAGA - Por Newton Mazutti
Ingredientes:
3,5 kg de frango
500 gr de bacon
500 gr de calabresa
500 gr de linguiça paio
1 kg de arroz
2 repolhos
6 tomates picadinhos
5 dentes de alho
2 cebolas
4 caldos de galinha
1 folha de loro
6 colheres de azeite
2 litros de água
Modo de preparo:
Tempere o frango a gosto. Frite o bacon, junte o frango e deixe dourar. Acrescentar o alho e a cebola e deixe dourar. Acrescente a calabresa, o paio, o tomate picado e deixe refogar bem. Adicione o arroz e a água com o caldo de galinha e o sal. Quando a água ferver acrescente as folhas de repolho, e cozinhar por mais 20 minutos.
A receita rende para mais ou menos 20 pessoas.