quinta-feira, 28 de abril de 2011

O abacate pode ser um excelente alimento funcional se consumido com regularidade

 Olá telespectadores do Programa Do Nosso Jeito e seguidores do blog,

Recebemos em nosso programa o médico especialista em ouvido, nariz e garganta, Dr. Luiz Francisco de Oliveira. O otorrino falou sobre as diferenças entre 3 distúrbios comumente confundidos em relação aos sintomas: a labirintite, a tontura e a vertigem.   Eles aparecem normalmente em adultos e acima de 60 anos, até porque o cansaço e o envelhecimento pode ser uma das causas. A labirintite é causada por uma inflamação na  parte interna do ouvido, mais especificamente na região conhecida como labirinto, podendo também causada por virus.  A vertigem, um dos principais sintomas da labirintite, atinge 33% das pessoas em algum momento da vida. O que pouca gente sabe é que a doença pode ser resultado da má alimentação e até do estresse. Já a tontura é o mal estar momentâneo e tendo como sintoma a clara sensação do ambiente estar rodando. Segundo explicou o médico, uma boa dica seriam os exercícios físicos, principalmente os aeróbicos e todos que estimulam o equilíbio.


Já no nosso espaço goumert, recebemos Ignez Campedelli Martenser, da Clínica Espaço Vida, esclarecendo quais os benefícios ao se consumir o abacate regularmente. É um excelente recurso no combate aos altos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia. Uma porção pequena é o suficiente como alternativa no dia-a-dia.



Nossa apresentadora, Marquia Rossin, experimentou um divertido milk shake feito com abacate, leite de soja e cacau.

Na foto acima elas experimentam um exótico mousse de cacau e abacate.  Essa receita pode substituir o tradicional mousse de chocolate, sendo mais saudável por ser isento de gordura saturada, a principal causadora das placas de gorduras nas artérias.



Uma porção pequena de abacate diariamente é o suficiente para manter o alto nível do bom colesterol. Vale lembrar que, esse hábito alimentar deve ser regular e contínuo para a eficácia do resultado esperado. Por hoje é só... esperamos que você tenha gostado do programa e das dicas.  Se quiserem mais informações  sobre esse assunto, basta entrar em contato com a Ignez na Clínica EspaçoVida, através do telefone (19)  3452.2690. Beijos da produção e segue abaixo a receita... Uma vida saudável para todos!!!.



MOUSSE DE CACAU E ABACATE

1 abacate pequeno bem maduro
2 colheres de sopa de mel ou adoçante à gosto
2 colheres de sopa de cacau puro
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de sopa de shoyu ou 1 colher de chá de sal
Opcinal: 1/2 copo de leite de soja


MODO DE PREPARAR

Passe todos os ingredientes no processador ou liquidificador até formar um creme homogênio. Coloque em taças e leve para gelar por cerca de 1 hora.